O Transtorno do Espectro Autista envolve diversas patologias que prejudicam o desenvolvimento neurológico e apresenta três características básicas: dificuldade de socialização, de comunicação e comportamentos repetitivos.
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) são considerados transtornos globais do desenvolvimento:
Para cada diagnóstico específico é recomendada uma técnica diferente, as mais comuns são os métodos Treini, ABA, Denver, Floortime, Integração Sensorial, Fisioterapia, Hidroterapia, Ecoterapia. Os tratamentos multidisciplinares especializados têm o objetivo de melhorar e desenvolver a autonomia do paciente com qualidade de vida, trazendo uma melhora na interação social e independência, com isto aumentar a participação nas atividades diárias e, consequentemente, a participação social, diminuir os comportamentos repetitivo e/ou estereotipados, diminuir o desconforto da pessoa em situações em que o processamento sensorial atípico cause uma desregulação.
Recentemente, a Agência Nacional de Saúde aprovou a Resolução Normativa 539/2022 ampliando as regras de cobertura para tratamentos de transtornos globais do desenvolvimento, incluindo, portanto, métodos ou técnicas indicados pelo médico assistente.
Deste modo, as operadoras de saúde devem fornecer os tratamentos indicados para os transtornos globais de desenvolvimento incluindo beneficiários com condições tais como paralisia cerebral e Síndrome de Down que apresentem os referidos transtornos.
Confira os tratamentos já obtidos através da nossa atuação: